top of page

LEANDRO MACHADO – Arqueologia do Caminho. foi contemplado pelo Edital SEDACTEL nº 26/2017 “Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2”.

Leandro Machado é um caminhante por natureza, um artista da caminhada. E é na prática do andar (com a função de deslocamento), que diversos processos se iniciam: ao exemplo da coleta de fragmentos de metal e cartas de baralho. Assim, o chão é também a base para o seu trabalho poético. Arqueologia do Caminho nasce da intenção de tornar a caminhada, que é processo, em obra. Do experimento em questão, analisado na superfície, três diferentes caminhos saltam aos olhos: (1) a experiência, que é a coisa em si, real, presencial; (2) o livro, aqui a forma escolhida para apresentar os registros da vivência, bem como das reflexões surgidas; (3) a exposição, o modo como habitualmente se tem socializado as produções artísticas (esta apoia-se em imagens fotográficas e nos fragmentos de metais coletados)

 

O projeto de Circulação Nacional/Internacional, apresentou a exposição fotográfica e realizou a distribuição do livro, gratuitamente as cidades: no Espaço Cultural Canto da Carambola, no Rio de Janeiro/Brasil; na Casa De La Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu/Uruguai; no Centre Intermondes, em La Rochelle/França; e na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/Brasil. Uma experiência incrível, atravessando fronteiras, como também fortalecendo a presença da arte brasileira fora do país.

bottom of page