JABUTIPÊ – Espaço & Arte é um projeto de registro e diálogo criativo do espaço Ateliê Japutipê. O projeto irá se consolidar Livro-catálogo, Exposição Coletiva, Intervenções Urbanas, além de ações de Trocas de Vivências Estéticas com Quilombo do Areal, que também será exposto ao público, financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre.


Este projeto parte da percepção de uma lacuna existente com relação ao registro das  atividades desenvolvidas pelos espaços culturais porto-alegrenses surgidos ao longo da última década.

 

Tendo sido oficialmente inaugurado em 2009, após período de reforma marcada pela preocupação em conservar as características originais da casa construída no início do século 20, o Ateliê Jabutipê já se consolidou como lugar de convergência criativa e laboratório de ações cujo caráter estético a um só tempo transforma e se deixa impregnar pela atmosfera da cidade.

 

O Jabutipê, nunca é demais lembrar, sempre se propôs enquanto espaço permeável a diversas propostas, de diferentes linguagens e naturezas, recebendo pessoas de diferentes faixas etárias e origens sociais, individualmente ou em grupos, realizando ações educativas em parceria tanto com escolas de ensino fundamental quanto com universidades. Nesse mesmo sentido de abertura e busca por diálogos criativos e transformadores no contexto local, o Jabutipê também se caracteriza por receber artistas de outras regiões brasileiras e, até mesmo, de outros países.

Fotos de Antônio Augusto Bueno e André Antunes

@2016 STEPHANOU Cultural - Todos os direitos reservados.